quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Arte na pré-história



Desde os primeiros achados da pré-história, a arte existiu como esforço dos seres humanos para compreenderem o mundo em sua volta. E como registro histórico e representação consciente da relação entre a vida e o universo. No paleolítico, por exemplo, encontrou-se uma das primeiras obras de arte, a famosa escultura de Venus de Willendorf.

A Venus de Willendorf é uma estatueta de apenas 11,1cm de altura e foi encontrada na cidade de Willendorf, na Áustria, em 1908. É uma pequena representação não realista da figura feminina com característica esteatopígicas, ou seja, de quadril avantajado, típico de pessoas obesas, ou de mulheres grávidas. Por isso muitos estudiosos acreditam que a representação é uma referência religiosa a uma deusa da fertilidade.

Várias esculturas semelhantes foram encontras em territórios da Europa ocidental até a Sibéria. Estas estatuetas de mulheres também são conhecidas por Venus Esteatopígicas, por terem os seios, a vulva e a barriga grande. Que reforçam ainda mais a hipótese da referência divina à fertilidade, tanto a fertilidade reprodutiva das mulheres quanto a fertilidade da caça e da coleta.

Outros estudiosos levantam outras hipóteses sobre tais achados pré-históricos, mesmo sendo a arte uma construção subjetiva e de significado muito amplo, é possível entender um pouco do modo de vida dos nossos antepassados e perceber que a arte ultrapassa os tempos deixando-nos suas impressões entre a compreensão da vida e do universo.

Washington Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário