quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O goso

Ludovica, 1674, Bernini.
Fonte: http://guliverlooks.files.wordpress.com/2013/09/bernini-ludovica-1674.jpg

A representação da beata Ludovica (1674), do escultor barroco italiano Bernini (1598 – 1680), é um dos ícones da história da arte barroca.

A escultura é provida de expressões e movimento, seu rosto exprime um sentimento de delírio onírico e ao mesmo tempo de uma emoção angustiosa de uma possível náusea ou cólica estomacal –, por ora também parece estar descobrindo-se grávida ou sentindo um orgasmo sexual.

É possível imaginar a história da beata na cena esculpida pelo artista. Característica muito comum na arte barroca, onde as figuras representavam quase uma cena teatral.

As linhas da escultura são curvadas e seu corpo parece mover-se na cama. A idéia de movimente está, talvez, mais presente na cabeça, com o declinar do pescoço. O artista é muito detalhista, embora, parece ter pecado nas proporções das mãos, dedos e do pescoço.

Washington Machado

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